quinta-feira, 17 de março de 2011

Viva seu dia como se fosse o primeiro da sua vida.

Sábado passado fui em uma formatura do curso de administração. O orador da turma, lá pelas tantas de seu discurso, começou a falar sobre morte. Não sei se foi pelo fato de dois colegas terem falecido no decorrer do curso ou por querer impressionar quem ouvia. Se fosse eu a oradora falaria em como devemos administrar nossa vida, com todas as paixões, desencontros, felicidades e dores, o maldito equilíbrio que eu não tenho. O fato é que ele leu aquela velha e conhecida frase: ''Viva seu dia como se fosse o último, um dia você acerta.'' Se pensarmos bem nessa frase, ela é meio chocante. Fico imaginando o dia em que ocorrerá o tal acerto. Será em um dia de aula de anatomia? Será que já vou ter tomado banho? Será que vou poder dar um beijo no meu filho? Será que já vou estar velhinha ao lado do meu marido dando pipoca para os pombos? Será que vou estar em uma cama de hospital com infecção generalizada? A morte é bizarra. Você está ali lendo seu livro preferido e de repente acabou. Como assim? Eu não acabei de ler o livro, ainda não viajei pra Europa, não comi ostra crua e não saltei de paraquedas. Acabou, sem mais uma chance. Fiquei pensando no que faria se soubesse o meu último dia. Com certeza não viajaria pra Europa, não terminaria a faculdade, nem leria meu livro preferido. Eu não ía conseguir fazer nada. Ía ficar esperando quietinha, em silêncio, relembrando tudo que vivi. Nem uma loja de doces eu assaltaria. Talvez um beijo nas pessoas que eu amo, mas bem discretamente. Imagine alguém chegar pra você: ''Oi, hoje é meu último dia, vim aqui me despedir.'' Eu prefiro viver os primeiros dias. Aquele frio na barriga de primeira vez, de começo de dia que você nem imagina como vai acabar. Se não der tempo de ler o livro, tudo bem, você está apenas no seu primeiro dia, tem vários pela frente. A viagem pra Europa pode esperar, a faculdade você vai conseguir acabar, sem pressa. Um beijo nas pessoas amadas sem aquela dor de despedida. Eu te amo de primeiro dia, de descoberta, de ''nossa, to apaixonada''. Nada de adeus, nada de viver o último dia.

2 comentários:

  1. aaai, tão lindo! o texto da formatura é do pedro bial, depois que eu li de novo eu até "ouvi" ele falando tudo aquilo, igual quando eu li esse e "ouvi vc falando "oi, vim me despedir". hahaha

    ResponderExcluir
  2. Tava com saudade dos teus textos :) e te digo, é melhor os primeiros dias mesmo...o primeiro beijo na pessoa certa,a primeira conversa, a primeira festa... nada de despedida, isso é chato! :D te amo Bi (L)

    ResponderExcluir