terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um quarto, um mundo.

A vantagem de ser filho único é não precisar dividir quarto com os irmãos. Mas quando se fala em vantagem, me esqueçam. Eu sou três anos mais velha que a minha irmã e antes de ela nascer não sabia nem o que era quarto (mentira). Existe a vantagem de ter alguém pra conversar antes de dormir, alguém para apagar a luz quando você está longe e para compartilhar seus medos de bicho papão e monstro de baixo da cama. Se bem que essa última parte dos medos não combina muito comigo. Meus medos sempre foram diferentes. Tinha medo de liquidificador, de vassoura e de pessoas que falavam muito. Eu superei o do liquidificador e o de vassoura. O fato é que enquanto a gente é pequeno, o mundo parece grande e em um quarto cabem você, sua irmã e todos os medos juntos. O quarto começa a ficar pequeno quando sua irmã começa a gostar de jogadores de futebol e colar cartazes na parede com aquele loirinho lá sabe? O Lucas, que jogava no Grêmio e agora está na seleção. Eu não gosto de jogadores de futebol. Depois começam a chegar os amigos dela e por aquele tênis em cima do seu edredon branco. As amiguinhas pra brincar de salão de beleza e suas maquiagens já eram. Afinal, são três anos de diferença. E em três anos a vida muda. As crianças (in)felizmente crescem e o mundo gigantesco do seu quarto, fica pequeno. "Mãe, eu quero um quarto só pra mim." Todos precisam de um quarto. Sem fotos de Lucas. E quando isso acontece, você passa a ter um mundo pra decorar, pode deixar os pensamentos livres, dormir só de calcinha, ouvir música, ler de madrugada e bem vinda solidão! Nunca achei que solidão fosse algo ruim. A palavra solidão me soa tão bem. É preciso entender o real significado de algumas palavras. E no caso do quarto, solidão e liberdade se confundem. Seu quarto poder ter só uma cama e um guarda-roupa, mas se você estiver cheio, ele se torna um mundo.

3 comentários:

  1. verdade. se bem que até hoje se eu acordo de madrugada eu olho pro lado pra ver se minha irmã tá dormindo na cama ao lado (que nem existe mais), e olha que fazem 7 anos que ela foi embora! e os entre parênteses do teu texto me lembraram os textos do mosquito.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que tá bom quanto ter um quarto só seu é saber que alguém dorme ao seu lado, lhe garantindo segurança.. Ultimamente minha irmã passa mais tempo na casa do namorado do que em casa e sinto falta das noites que passavamos conversando, de dar a mão quando chovia forte e os torvões não nos deixavam dormir, de quando olhavamos pro teto imaginando desenhos.. Crescer faz parte. O desapego também. O ruim é a saudade que fica dos velhos tempos..

    Beijos Gabii! Parabéns pelo Joãzinho! Ele é lindo! :D

    ResponderExcluir
  3. Tem uma coisinha pra você lá no meu blog.
    Vai lá, não deixa de ver. Por favor
    http://jugms.blogspot.com/

    ResponderExcluir