sábado, 13 de fevereiro de 2010

Eu durmo de janela aberta, será que Deus entra?

23h59min, meu quarto.


Está chovendo e o calor insuportável parece que deu uma amenizada. Minha janela está aberta e eu ouço o barulho da chuva lá fora. Momento bastante apropriado pra começar um assunto que sempre acaba em discussão – pelo menos comigo. Deus, religião, Igrejas, fé. Desde pequena me fazia perguntas a respeito desses assuntos e nunca obtive resposta. Minha família sempre foi católica, agora então nem se fala. Aos 13 anos eu tive uma crise de identidade cristã e só ia as missas por ordem da minha mãe.

Eu já fui a Centro Espírita, mas não obtive respostas lá, por mais que eu ache – pelo pouco que conheço – que é a mais lógica de todas ou pura invenção, eu não sei. Mas logo desisti dessa lógica. Recebi um convite pro CLJ, meus pais eram tios e por dois anos tudo ficou tão claro: Deus existe, ele morreu por nós, ele é bom e temos de agradecer, ele sabe o que faz, deixe sua vida na mão de Deus. Agora as dúvidas voltaram e eu juro que preferia continuar acreditando, mesmo que fosse pura ilusão. Tentei ler a Bíblia essas férias. Gênesis, Êxodo e pulei logo pro Apocalipse que li 3 páginas. Mas Deus parece tão perverso, matando os filhos primogênitos para castigar um povo, enviando pragas, inundando o mundo. Desculpem-me caros fiéis, se for pra eu acreditar em um Deus, que ele seja bom. Quero encontrá-lo vestindo um jeans desbotado, uma camiseta preta larga, all star, cabelos longos e sem pentear e que venha me receber dizendo: ‘’Toca aqui Gabizinha, pega um fone de ouvido aí e vem ouvir o que o Renato Russo compôs hoje!’’ Li em qualquer lugar por aí essa frase: Enquanto você inventar Deus ele não existe. E por acaso alguém já morreu e voltou pra contar o acerto de contas que teve com o Papai? Então quem é Deus senão uma invenção humana para se consolar e quando tudo estiver perdido, saber que alguém vai perdoa-lo ou castiga-lo lá em cima? Eu acredito em Deus, e por que eu acredito Ele existe, existe dentro de mim. Pode ser que eu esteja totalmente errada, que Deus me castigue mesmo por duvidar tanto da Sua divina bondade. Mas quem irá saber? Eu é que não vou voltar pra contar se ele usa jeans ou camisola branca. Por via das dúvidas, caso eu realmente esteja enganada... Pai Nosso, que estais nos céu, santificado seja o Vosso nome... ZzzzZ...



‘‘... não importa qual seja o poder de Deus, o primeiro aspecto de Deus jamais é o do Senhor absoluto, do Todo-Poderoso. É o do Deus que se coloca no nosso nível humano e se limita. ’’ Jacques Ellul, Anarchy and Christianity.

Uma indicação: Lucas 12, 49-53.

Um comentário:

  1. Pois é Gabi. Eu aqui de novo!
    Hahahha
    Sinceramente, eu gosto muito do que tu escreves, eu sinto o que tu escreves. Às vezes é como se eu mesma tivesse escrevido.. Hahaha
    Gosto de aparecer aqui, pq eu acho muito bom o fazes. E esse texto, caiu como uma luva, preencheu algo que em mim já estava meio 'vazio'!

    Obrigada Gabi!

    ResponderExcluir