sábado, 12 de junho de 2010

Você tem coragem?

Em umas das prováveis e já esperadas propostas de redação que recebi este mês, uma delas era sobre jovens. Um texto logo no começo da folha falava da mudança dos jovens atuais. "Antigamente tinha-se ideologias, os jovens lutavam pelos seus sonhos, íam à rua em protestos e passeatas. O que vemos hoje? Jovens acomodados na frente do computador, se drogando nas esquinas. Para onde foram os protestos?'' Eu tive vontade de rasgar a folha, picar em pedacinhos, lentamente. Sair na rua, tirar a roupa, destruir um carro e gritar: NÃAAAO! VOCÊS NÃO SABEM DE NADA! Mas eu não fiz. Eu tenho mais de 18 e a minha mãe não iria gostar de ter uma filha presa. Eu escrevi. Escrevi o que eu não acho. Tirei uma boa nota. Mas eu preciso falar o que eu realmente penso. Não consigo me enganar desse jeito. Antes uma pergunta: os protestos deram certo? A ditadura acabou. Mas o que é melhor: uma ditadura ou uma democracia corrupta e ineficiente? Eu tenho lá minhas dúvidas. Uma colega falou que não tinhámos mais pelo que lutar. Ridículo. Talvez tenhamos até mais. Mas nossa forma de luta é perspicaz, eficiente, imperceptpivel. Silêncio. Existe melhor forma de protesto? A ditadura nos limita, a democracia nos liberta com pancadas. Qual a diferença? Os jovens cansaram. Mas continuam lutando dentro de suas mentes. Misturando seus próprios problemas com os problemas do mundo. Em silêncio. O grande problema é o que os adultos se esquecem de como é ser jovem. "No meu tempo não era assim." Claro que era assim. Os tempos não mudam. Mudam-se os métodos. Métodos de viver, de lutar. E nós talvez tenhámos descoberto o melhor deles. Tão bom que passa despercebido a qualquer professor de redação ou pai de família. O mundo será melhor quando as pessoas tiverem a coragem de ser jovens pela vida toda.

Eu veria o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=4L_DQKCDgeM

Já que é dia dos namorados: Eu descobri que as paredes da casa de Deus são azuis e que não há no mundo sensação melhor do que você e eu. ♥

Um comentário:

  1. Ontem à noite, ou melhor, durante a madrugada, conversava com meu amor a respeito das mudanças na juventude e o fato de que hoje em dia o normal é ser estranho e chegamos a conclusão de que os jovens ainda não perceberam que não há falta de ideais, mas ideias sem espaço pra acontecerem. Falta coragem pra abrir mão e ficar 18 horas na frente de um computador e buscar o rumo incerto, mas que faz com que sintamos a liberdade. Falta a vontade de pensar por si só e deixar os tenis coloridos e oculos escuros em casa e ouvir Renato Russo, sentir e entender o que ele dizia e diz ainda àquelas pessoas que são tão sensiveis e livres como ele foi.
    "Quem pensa por si mesmo é livre e ser livre é coisa muito séria." (Renato Russo)
    Falta coragem e sobra sensacionalismo!

    Beijos Gabi!

    ResponderExcluir